sexta-feira, 11 de março de 2016

SEMANA DA ÁGUA SOSRIOSBR 2016 - CALENDÁRIO NACIONAL DE EVENTOS







SEMANA DA ÁGUA SOSRIOSBR 2016 

20 A 26 DE MARÇO

CALENDÁRIO DE EVENTOS NACIONAIS 

Nossa página no Facebook, como fazíamos no Blog deste 2008, celebra todos os anos a semana da água, destacando e divulgando todas as celebrações e comemorações que tomamos conhecimento e que chegam até nós. 

Se a sua comunidade, sua escola, seu grupo ecológico ou ambiental, sua ONG ou Clube de Serviço programou comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) ou da Semana da Água, envie para nós o link da notícia ou da programação, com banner do evento ou fotos, para que possamos divulgar na página.

O dia 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água, data destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida.

CELEBRE EM SUA COMUNIDADE A 

SEMANA DA ÁGUA 2016

Celebrações e comemorações agendadas para 2016

Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos.
A interagência da Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento (ONU Água) divulgou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a data de lançamento do relatório sobre o desenvolvimento mundial na temática de recursos hídricos: UN World Water Development Report 2016. A publicação será apresentada em Genebra, Suíça, em 22 de março, Dia Mundial da Água. Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos.
Para 2017 e 2018, a ONU Água também já definiu os temas que balizarão os debates em torno da temática dos recursos hídricos. No ano que vem, as discussões serão sobre Água Residual, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade (resfriamento de equipamentos, por exemplo). Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será Soluções Naturais para a Água. http://migre.me/tcwuk


***********************************


SEMANA DA ÁGUA SOSRIOSBR 2016 - 20 A 26 DE MARÇO
NITERÓI - RJ

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói e a Águas de Niterói convidam para o seminário em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Não deixe de participar!

Auditório da Câmara de Dirigentes e Logistas de Niterói (CDL)
Rua Andrade Neves, n°31, Centro - Niterói
Inscrições gratuitas pelo e-mail
inscricao.smarhs@gmail.com
Favor enviar nome completo e CPF
http://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/#!blank-1/pgu6s

***********************************


SEMANA DA ÁGUA SOSRIOSBR 2016 - 20 A 26 DE MARÇO



ORIGEM DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
A água faz parte do patrimônio do planeta;
A água é a seiva do nosso planeta;
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
A utilização da água implica respeito à lei;
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas.

***********************************



Dia Mundial da Água 2016 vai debater impactos econômicos da gestão dos recursos hídricos


O Consórcio PCJ durante seus 26 anos de atuação tem alertado à comunidade, poder público e o setor privado, sobre os impactos econômicos que a falta de água pode acarretar à sociedade. Exemplo disso, é que desde 2014 novas outorgas de uso da água estão suspensas nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), devido a mais grave crise hídrica já vivida pela região. Com isso empresas tiveram de alterar seus planos de investimentos ou até mesmo a inviabilização de novas plantas na região, cancelando investimentos e geração de empregos.
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, julgou como relevante o tema escolhido para o dia Mundial da Água, em especial pelo momento que passa as Bacias PCJ. “Investimentos na gestão da água é uma questão de saúde pública, bem-estar e desenvolvimento econômico sustentável, já que a nossa região representa o 3º parque industrial do país”, afirma.   Saiba mais em: http://aguasdemarco.ana.gov.br.

Inauguração do Museu da Água (Indaiatuba/SP)

Inauguração dia 22 de março de 2016 - 

Museu da Água nas Bacias PCJ será referência em educação ambiental voltada à gestão de recursos hídricos


O município de Indaiatuba (SP), associado ao Consórcio PCJ, por meio do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), iniciou em junho de 2015 a construção de um moderno e interativo Museu da Água, que terá como objetivo valorizar os recursos hídricos através de atividades ambientais e pedagógicas. Na última quarta-feira, dia 16 de dezembro, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, visitou o local onde será o futuro Museu ao lado do engenheiro responsável pela obra, Jorge Vernaglia, da engenheira do Saae, Vanessa Kuhl, e da subsecretária executiva da entidade, Jussara Cordeiro.
O Museu da Água está sendo erguido em área ao lado da Represa do Cupini e as obras estão avançadas. Foi iniciada a fase de acabamento, com a aplicação da massa fina nas paredes e do gesso no teto do prédio principal. A previsão é que o complexo do museu seja inaugurado até o final do primeiro semestre de 2016.  Saiba mais: http://migre.me/tcJOc
Foto: Museu da água de Indaiatuba - Represa do Cupini


Programação da Semana da Água 2016 no PCJ
(aguardem)
***********************************






 ASSOCIAÇÃO  OCUPE O LAGO
Já começamos a mobilização para o Dia Mundial da Água 2016.
Está prevista para a 3ª edição uma programação cultural recheada de bandas de Brasília, oficinas, palestras, coleta subaquática, distribuição de mudas, atividades culturais como teatro, dança, contação de histórias e, claro, o já conhecido, desde a 1ª edição do evento – Abraço Coletivo.
Não fique fora dessa! Seja um (a) voluntário (a) (clique aqui) e faça parte desse momento tão importante para o nosso Lago Paranoá.
Vem com a gente!
Equipe #ocupeolago
Acesse o resumo executivo para 2016
À exemplo do que ocorreu em 2014 e 2015, em 2016 pretendemos realizar pelo menos 10 atividades simultâneas em diversos pontos da orla do Lago Paranoá, em parceria com nossos colaboradores. 
Apesar do Dia Mundial da Água ser celebrado no dia 22 de março, neste ano anteciparemos as atividades para os dias 19/03/2016 (sábado) e 20/03/2016 (domingo) em diferentes locais, tendo em comum: - Prática Esportiva Segura: descontos na locação de equipamentos esportivos; o cinas esportivas, como as de Stand Up Paddle (SUP), Canoagem e Canoa Havaiana; treinos e aulões, como os de Funcional, Triathlon, Corrida e Mergulho. - Sensibilização Ambiental: coleta, triagem e destinação de resíduos coletados dentro e fora d´água; entrega de sacos de lixo; entrega de cartilhas de uso seguro e consciente do Lago e dos recursos hídricos. - Entretenimento Consciente: feira de troca; música, arte e cultura com o mote da sustentabilidade; alimentos orgânicos; gincanas e dinâmicas.
***********************************

Dia Mundial da água terá 
programação especial em Montes Claros
A temática escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2016 é 
“Investir em água é investir em empregos”, e deve ser trabalhada durante 
todo o ano junto e com um tema local
A proposta da Semma é continuar na mesma linha dos anos anteriores. As ações envolvem 
uma celebração junto às entidades parceiras e escolas municipais, estaduais e públicas no 
Parque Municipal Milton Prates, no dia 22 de março, além de atividades conjuntas pelas escolas 
do município durante o período de março até meados de setembro, com a realização de visitas, 
palestras e oficinas com a finalidade de conscientizar os alunos. O trabalho na zona rural da cidade 
também está incluso nesse pacote.  Saiba Mais - http://migre.me/tcLvo

***********************************

The power of water and jobs

On World Water Day, people everywhere show that they care and that they have the power to make a difference. They get inspired by information and use it to take action and change things. This year many will focus on the power that water and jobs have to transform people’s lives. Nearly all jobs are related to water and those that ensure its safe delivery. But today, millions of people who work in water are often not recognized or even protected by basic labour rights. This needs to change. Watch the film - 

Better water, better jobs

Official Trailer: World Water Day 2016


***********************************

        Dia sustentável comemora Dia Mundial da Água em Feira de Santana

O Dia S propõe a realização de ações de conscientização e um repensar de atitudes para o enfrentamento dos desafios socioambientais e econômicos que envolvem o tema Água, um dos recursos naturais mais importantes para a vida.
O Ecobairro e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana S(Semmam) convidam todas as escolas a aderirem ao Dia S – Dia Sustentável, no Dia Mundial da Água, 22 de março. O Dia S propõe a realização de ações de conscientização e um repensar de atitudes para o enfrentamento dos desafios socioambientais e econômicos que envolvem o tema Água, um dos recursos naturais mais importantes para a vida.
O Dia S – Dia Sustentável nasceu da realização do I Encontro de Educação Construindo Nossa Feira Sustentável em 03 de dezembro de 2015, quando o Comitê Organizador, composto por representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (NRE19), o Sindicato dos Professores(Sinpro) e o Ecobairro, refletiu sobre a importância de termos dias que mobilizem toda rede de educação e a população para tratar dos oito temas (água, energia, ciclo dos alimentos, biodiversidade, consumo sustentável, cultura de paz, mobilidade urbana, resíduos) que alicerçam as ações ambientais fundamentais no Combate às Mudanças Climáticas, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável aprovados na ONU em setembro de 2015, cujo Brasil é um dos países signatários.

***********************************
MÊS DA ÁGUA EM SERGIPE - PROGRAMAÇÃO DESO

Durante o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de Março), as ações de Educação Ambiental na Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso são intensificadas. E neste ano, além de levar conhecimento à comunidade, a Deso quer refletir junto aos professores e alunos do curso de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe (IFS) sobre a temática da Água. Serão dois momentos dedicados à discussão de temas relacionados a este recurso natural tão indispensável à vida e sua gestão sustentável. http://migre.me/teMYV


***********************************

Comemorações da Semana da Água 

terão início nesta quinta-feira em Alagoas


Semana da Água tem atividades diversas que chamam a atenção para a importância do bem para o planeta.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), em comemoração ao Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março, preparou uma programação especial que tem início na quinta-feira (17). Diversas atividades educativas serão realizadas pelo IMA, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
A programação do IMA começa na quinta, às 8h30, na base descentralizada do órgão, que fica na Ilha de Santa Rita. Haverá gincana e aula no Barco-escola, com a participação de alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, os estudantes assistirão palestras sobre a Piscina do Amor, com Juliano Fritscher, biólogo consultor do IMA, e uma apresentação sobre a importância da água, com o ambientalista Fernando Veras.http://migre.me/temul



***********************************
MP realizará evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe e o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e Nascentes realizarão, no dia 21 de março, das 7h às 13h, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, o “Simpósio Regional em Reflexão ao Dia Mundial da Água – Diagnósticos e Desafios em prol do São Francisco”.
O evento terá como palestrantes: o Prefeito de Aracaju, Dr. João Alves Filho; o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de São Francisco, Msc. Anivaldo Miranda; o Professor de Medicina da UFMG e Coordenador do Projeto “Manuelzão, Dr: Apolo Hering; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco do Ministério Público da Bahia, Dra. Luciana Khouri; o Promotor de Justiça Titular da 4ª Promotoria de Justiça da Capital – Meio Ambiente – do MP de Alagoas, Dr. Alberto Fonseca; e a Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e Nascentes do MP/SE, Dra. Allana Rachel Monteiro.
As inscrições para o Seminário, condição para recebimento de certificado, deverão ser realizadas através do Sistema de Gestão da ESMP, até as 22h do dia 20 de março.


***********************************

1ª  CORRIDA DA ÁGUA FORTLEV

20 de março de 2016
Serra - ES
Modalidades:
Corrida 5K
Corrida 10K
Corrida 16K
Organização: BEM ESTAR CONSULTORIA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, acontecerá no próximo dia 20 de março a Corrida da Água FORTLEV. A prova será realizada dentro de uma região industrial, cercada de fábricas e condomínios. A competição é uma das poucas corridas de rua realizadas no município capixaba de Serra. Além do incentivo à prática do esporte, a Fortlev irá reforçar a importância da conscientização do consumo racional da água através de ações com os participantes. A largada e chegada da corrida serão em frente a fábrica da empresa com trajetos diferenciados nas modalidades de 5 km, 10 km e 16km. http://migre.me/temeR

 ***********************************

Unilins e NEO Ambient participaram da abertura 
das ações do Dia da Água

O Prof. Sandro da Silva Pinto, coordenador do NEO AMBIENT, representou o Núcleo e a UNILINS.
Na manhã de sexta-feira, 11/03, a Unilins e o NEO Ambient participaram da abertura das atividades oficiais em comemoração ao Dia Mundial da Água, na sede da Sabesp. Na ocasião, esteve presente o coordenador do Neo Ambient, Prof. Sandro da Silva Pinto.
O NEO Ambient também participará de outras atividades dentro da programação, no sábado, dia 19/03 - Operação Rio Limpo, com o apoio da Sabesp e a Prefeitura de Lins, na ocasião será feita a limpeza das margens do Córrego Campestre. E participará também do evento oficial em comemoração ao Dia da Água no dia 22/03, na EMEI Alda Therezinha Perches Queiroz.

***********************************

Brasília prepara comemorações para o 

Dia Mundial da Água

Secretário do Meio Ambiente avalia que o desafio é a gestão eficiente da água
Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, Brasília prepara uma série de comemorações. Em entrevista ao programa Revista Brasília, o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, explica que a programação é bem extensa, com atividades, palestras, seminários, e várias ações políticas em prol das águas.
Em 2018, Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água. Mais informações sobre as comemorações no site www.sema.df.gov.br.



***********************************

Espaço Ciência promove Semana da Água 
em ação conjunta com parceiros em Pernambuco

De 21 a 23 de março o Espaço Ciência e parceiros realizarão a Semana da Água, evento em comemoração ao Dia semana da agua-01 Dia Mundial da Água (22). O público participará de oficinas, show da água, circuito ambiental, peça teatral e exposições. Na abertura do evento, o Robô Bio da Compesa explicará ao público infanto-juvenil sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. Todas as atividades são gratuitas. As escolas interessadas deverão agendar visita por telefone (81) 3241-3226.

Na oficina “Irrigando o Nordeste”, os participantes aprenderão sobre os temas transposição de rio, distribuição de água e impactos ambientais. Já na atividade “Como marcar o tempo com a água”, os visitantes irão confeccionar um relógio de água e aprender como os povos antigos marcavam o tempo. A equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC também participará do evento esclarecendo à população como é realizada a previsão meteorológica. Ao todo acontecerão 23 atividades para estudantes da educação infantil ao ensino médio.

http://www.espacociencia.pe.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/Quadro-de-Programa%C3%A7%C3%A3o-Semana-da-Agua-14-03-16.pdf


***********************************


Semana da Água será celebrada em Tubarão

Diante da importância da água para nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter este recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. A data, comemorada no dia 22 de março, ganhou uma semana especial no município de Tubarão com diversas ações educativas para conscientização.

Abrindo as atividades referentes a celebração, nesta terça-feira (15), a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) dará início a mostra itinerante de fotos “Rio Tubarão: Da nascente a Foz” que estará exposta na antiga Rodoviária.

Ao longo da semana, visita nas comunidades, palestras, oficinas de grafite, apresentação de peça teatral, culto ecumênico, visitas na Horta Modelo da Tractebel, exposição de fotografias, visitas a Estação de Tratamento de Água (ETA), concurso de fotografias, concurso de desenho e seminário em celebração aos 5 anos da Funat contemplarão os diversos eventos que serão realizados.
http://migre.me/telTC



***************************************

DIA MUNDIAL DA ÁGUA COMEMORADO NO TRATA BRASIL.


No dia 22 de março, o Instituto Trata Brasil comemora o Dia Mundial da Água participando da VII Ciranda da Água de São Mateus. O objetivo é apontar caminhos, compartilhar responsabilidades e construir soluções coletivas.

O evento traz a participação de palestrantes da área de saneamento e autoridades responsáveis pelo tema na região, além da apresentação de vídeos e intervenções artísticas. O foco será a situação do saneamentoambiental em São Mateus e alternativas de solução.

SERVIÇO

Data: 22/03/2016

Horário: 13h às 17h
Local: CEU Alto Alegre - Avenida Bento Guelfi, s/n - Jardim Da Laranjeira - SP




                              ***************************************


Celebrações marcam Dia do Rio Sorocaba

Data é comemorada a 22 de março, junto com o Dia Mundial da Água, reverenciando um dos principais afluentes do rio Tietê
Exposições, caminhada ecológica, expedição de barco pelo rio, oficinas e plantios fazem parte da programação especial elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura local, para celebrar o Dia do Rio Sorocaba, celebrado a 22 de março, juntamente com o Dia Mundial da Água. Todas as atividades serão gratuitas e objetivam conscientizar a população sorocabana e regional sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 considerando seu leito em seu trajeto natural.
http://diariodesorocaba.com.br/noticia/245655



***********************************

Dia Mundial da Água tem programação 

especial em Alagoas

Uma série de atividades visa conscientizar a população do vale do São Francisco alagoano sobre a importância do bom uso da água
Para comemorar o Dia Mundial da Água – 22 de março – a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) preparam uma série de atividades que visa conscientizar a população de municípios situados no vale do São Francisco alagoano sobre a importância do bom uso desse importante recurso natural.




***********************************

Sedam divulga programação da Semana da Água em Porto Velho
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Este ano o tema será “Água e Emprego”


As atividades da Semana da Água em Rondônia serão realizadas de segunda (21) a quarta-feira (23), com a cerimônia de abertura às 8h na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em Porto Velho. Foram convidados estudantes, representantes de órgãos públicos e privados e os membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Este ano o tema será “Água e Emprego”. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.  Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
Constam na programação do dia 22 (terça-feira) duas oficinas: “Panorama dos Recursos Hídricos do Estado de Rondônia”, com o geólogo José Trajano dos Santos, da Sedam; e “Saneamento Básico”, com a participação de Maria Lucinele de Lima, da Companhia de Água e Esgoto (Caerd); e a palestra sobre “Sistema Nacional e Estadual de Recursos Hídricos”, a ser proferida pela professora doutora Catia Zuffo, da Universidade Federal de Rondônia.
Já no dia 23 (quarta-feira) a programação começa com a palestra “Influência Pluviométrica e Clima”, proferida pelo meteorologista Marcelo Gama, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam); seguindo com uma oficina sobre “Projeto Beija Flor – Recuperação de Matas Ciliares”, com Adilson Pepino, consultor da Florasatc; e por último, a palestra “Observatório da Governança das Águas”, com a professora doutora Catia Zuffo, da Unir.
As oficinas e palestras acontecerão no hotel Rondon, no horário das 8 às 13h.




***********************************

UNIFEI - ITAJUBÁ - MG

Dia Mundial da Água - Recursos Hídricos no Contexto da Engenharia 

O Dia Mundial da Água como o tema - " Recursos Hídricos no Contexto da Engenharia", é um evento destinado aos alunos de Engenharia Hídrica, Engenharia Ambiental e Civil, mas todos os alunos que tenham interesse, independente do curso, poderão participar.


Local: 
Auditorio João Luiz Carneiro Rennó - Elétrica - Campus Itajubá
Horário: 
13:30
Inscrição: 
No Centro de Vivência com alunos do CAEHD


***********************************

Ônibus da Sanepar chega ao Sudoeste para comemorar o Dia Mundial da Água


O EcoExpresso Sanepar retorna ao Sudoeste do Paraná nesta quinta e sexta-feira (17 e 18). A chegada do ônibus de educação ambiental em Pato Branco e Chopinzinho marca as ações pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

Quem visitar a atração poderá conhecer os processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto por meio de uma grande e detalhada maquete. O cenário em miniatura também demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto e apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos. 
LOCAIS E HORÁRIOS
Esta é a segunda vez que o ônibus vai até Pato Branco. Na quinta-feira, ele estará aberto à visitação na Praça Presidente Vargas, das 8h às 17h. Na sexta-feira, o EcoExpresso chega pela primeira vez em Chopinzinho. O ônibus ficará aberto para visitação na praça do Centro Esportivo Municipal Dionisto Debona, das 8h às 17h.

O coordenador da Sanepar, Jair Expedito Bozi, destaca que os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre sustentabilidade durante a visita ao EcoExpresso. “O veículo da Sanepar, além de mostrar o percurso da água, apresenta um protótipo de casa com detalhes da ligação de esgoto, das caixas de gordura e de inspeção e da ligação da água da chuva, direcionada corretamente para a galeria pluvial.


***********************************

Jequiá da Praia comemora Dia Mundial da Água com diversas atividades

Mutirão de limpeza, capacitações e jogos educativos acontecem nos dias 21 e 22
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizam diversas atividades em alusão à data. As ações acontecem nos dias 21 e 22 em diversos povoados do município.
Entre as atividades estão mutirão de limpeza no Rio Jequiá e na Lagoa do Jequiá, passando por diversos povoados da região lagunar; estudo de meio para capacitação dos barqueiros de turismo sobre o ecossistema local, além de atividades voltadas para as crianças, com jogos educativos e cinema.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno, além de comemorar a data, o evento tem o objetivo de discutir os temas relacionados à preservação e uso consciente da água com a população.  http://migre.me/th9eY

***********************************

Nova Odessa realizará ações de conscientização sobre o Dia Mundial da Água

http://migre.me/thbUH


***********************************


Codau abre dia 16, a 9ª Semana da Água de Uberaba


O Codau abre, amanhã, sua 9ª Semana da Água, que reúne mais de 3 mil alunos no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), localizado na Univerdecidade. Este ano, são esperados 42 colégios, entre públicos e particulares, além das escolas de ensino especial, como Apae e Dulce de Oliveira.
O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, explicou que o evento marca uma etapa importante dos projetos ambientais desenvolvidos ao longo do ano pela autarquia, que realiza palestras, mobilizações entre outras ações nas escolas de Uberaba. “A meta é sensibilizar a comunidade estudantil, visando à preservação dos recursos hídricos. Como a missão da autarquia está envolvida diretamente com esse recurso, nossa responsabilidade na questão também é direta”, ressaltou.
A coordenação da Semana da Água é do Codau, que, novamente, reúne 15 parceiros na preparação do evento, que segue até sexta-feira (18). Este ano, além das Secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo, também participam a Facthus, UFTM, Fazu, Uniube, IFTM, Hidrelétrica Igarapava, Circuito dos Lagos, Instituto Agronelli, Cemig, Polícia Ambiental, Pantanal Coleta e Alfa Peixes.
Os parceiros montarão estandes no espaço do Parque das Barrigudas e, assim, os grupos de alunos poderão visitar um a um, para conhecer mais sobre os animais do cerrado, levados empalhados pela Polícia Ambiental; os peixes e as mudas que integram o viveiro e o projeto de piscicultura da Estação Ambiental de Volta Grande da Cemig; a exposição de produtos com materiais recicláveis e trabalhos sobre orientações de combate à dengue organizados pelas Secretarias de Educação e Saúde, entre dezenas de outras estações de conhecimento. 
“Os parceiros prepararam muitas novidades e estamos esperando sucesso mais uma vez”, ressaltou Ivone Borges, coordenadora dos programas ambientais do Codau e responsável pela Semana da Água, que recebe alunos na faixa etária de 8 a 11 anos.
As crianças também poderão assistir a uma das seis apresentações da peça de teatro “O Camelo, o Burro e a Água” programadas para serem apresentadas durante o evento. O teatro fala sobre o conceito de uso racional dos recursos hídricos e o objetivo é despertar a curiosidade e o interesse para fatos do cotidiano, de uma forma interativa e divertida.
Serviço
Local: Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta)
Avenida Randolfo Borges Junior, 1.000, na Univerdecidade.
Horários:  das 7h às 11h e das 13h às 17h
Dias: de 16 a 18 de março.

***********************************


Segurança Hídrica é tema da 7ª Semana

 da Água promovida pela Semarh


A 7ª Semana da Água acontece em Palmas, nos dias 21 e 22 de março, com várias ações voltadas para envolver a sociedade e despertar a consciência ambiental. O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). "Segurança Hídrica" é o tema deste ano. 

A programação terá início na segunda-feira, 21, com visitação dos alunos da rede estadual e municipal ao barco do projeto Nego D'água. Na ocasião, as crianças e adolescentes poderão conhecer como é realizada a demonstração da qualidade da água para a balneabilidade da Praia da Graciosa. http://migre.me/thcFa


***********************************


Comemoração do Dia Mundial da Água inclui de Limpeza do Rio e Curso de Mergulho para alunos da rede municipal

UBERABA - MG
Alunos da educação básica de escolas municipais, do 1º ao 9º ano, participam da 9ª Semana da Água no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado na Univerdecidade. O acontecimento educativo é organizado pela Secretaria de Educação (Semed) e pelo Codau para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O objetivo é fomentar a conscientização das crianças sobre a necessidade da Educação Ambiental. De acordo com a Secretaria de Educação o trabalho está sendo realizado por aproximadamente 2000 alunos da rede de ensino que seguirão com as apresentações até sexta-feira (18).
O evento terá estandes de Leitura e desenho com uma Sala Verde, onde cada grupo escolherá um livro sobre a água e sua importância e, a partir de uma frase a ser retirada do livro, farão uma ilustração. Logo depois, será escolhido o melhor desenho. Os alunos vencedores levarão um brinde a ser determinado e os desenhos serão expostos num varal colocado na sala.
Outro estande importante é a “Exposição de Arte Ecológica”,com exibição de materiais produzidos pelos alunos das Escolas Municipais, durante as oficinas de arte ecológica no ano de 2015, sob a responsabilidade da Professora Rosana Carneiro.
No próximo sábado (19), a partir das 9h, será realizado o segundo evento “Limpando o Rio Grande”, no Ubatã Termas (entrada franca),realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com organização do departamento de Arte Cultura e Projetos Especiais. O projeto terá a coordenação do professor, biólogo e mergulhador Dr. Luis Gustavo Ferreira Oliveira em parceria com a empresa Anfíbio´s Divers.
***********************************

Comitê BH Rio Araranguá ressalta a importância de preservar a água


Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março em Santa Catarina
Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá promoverá atividades no Sul catarinense. O objetivo é mostrar o quanto a água passou a ser um insumo de extrema importância nos últimos anos.
O presidente do comitê, Davide Tomazi Tomaz, afirma que cuidar da água é também cuidar da vida, da economia e do meio ambiente. “O comitê busca uma discussão, junto à sociedade, sobre o futuro da água e do planeta.”
Durante a Semana da Água, comemorada a partir desta sexta-feira, a importância da Barragem do Rio São Bento para a região Sul também será discutida.

Concurso
Nesta sexta-feira, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá lançou a 3ª edição do concurso fotográfico. A intenção, segundo o comitê, é atingir crianças e adolescentes que morem nas proximidades de rios da bacia hidrográfica. As fotografias podem ser inscritas a partir de hoje, dia 18, até o dia 16 de maio de 2016.
Programação: http://migre.me/thdOC

***********************************


 18 de Março de 2016
semana da águatopo
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Governo do Ceará preparou programação voltada para conscientização e o cuidado com os recursos hídricos. Diversas atividades, espalhadas pelo estado, foram programadas. A primeira delas acontece neste domingo (20), das 14h às 17h, no Shopping RioMar, onde a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) promoverá atividades lúdicas, jogos e orientações no combate ao desperdício de água.

A programação completa da Semana da Água prossegue até o dia 23 de março com atividades em shoppings e blitze educativas na capital e em cidades do interior. As ações realizadas em comemoração à data foram pensadas no intuito de estimular a população para uma nova relação com o consumo de água, além de alertar para a situação de escassez hídrica enfrentada no estado.

Ao todo, serão realizadas 24 blitze, três ações em shoppings de grande circulação na capital e uma ação em um parque aquático.

Nos shoppings, a programação é composta por apresentação do Teatro de Fantoches da Cagece e aplicação de jogos educativos que tratam sobre uso consciente da água. A ação acontecerá nos shoppings RioMar, Del Paseo, Parangaba, Benfica e no Beach Park com acesso gratuito.

Já as blitze, contarão com orientações e distribuição de materiais educativos. A programação do Dia Mundial da Água é realizado com participação da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria das Cidades e Cagece.

Confira abaixo a programação completa: http://migre.me/thdWo

                                                                 
***********************************

Paulo Afonso (BA): Confira a programação da Semana da Água 2016

Será realizada uma semana de atividades esportivas, apresentação cultural, palestras, cursos, aulas ao ar livre, entre outros eventos

Paulo Afonso: Confira a programação da Semana da Água 2016
Paulo Afonso: Confira a programação da Semana da Água 2016Crédito: Reprodução
A Embasa, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), ASCOPA e a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso realizam de 20 a 24 de março, mobilização de sensibilização do uso da água, promovendo atividades educativas e esportivas, como o já conhecido Passeio Ciclístico, para comemorar o Dia Mundial da Água. Esse ano, com o apoio de diversas organizações governamentais e da sociedade civil de Paulo Afonso será realizada uma semana de atividades esportivas, apresentação cultural, palestras, cursos, aulas ao ar livre, entre outros eventos. http://migre.me/the3Q
***********************************

Calendário  para o Dia Mundial da Água das Un. de Conservação do Instituto Florestal (SP)

Exposições, palestras, trilhas, piquenique e visita às nascentes são algumas das atividades programadas para o público
O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março desde 1992, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, diversos temas relacionados à água são discutidos em todo o mundo, principalmente a preservação desse bem.
Para comemorar e conscientizar a população, as Unidades de Conservação (UC) da Fundação Florestal (FF) criaram ações para esse dia, desde exposições, gincanas e trilhas, até palestras em escolas, todas com o objetivo de ensinar e relembrar a importância da água para a preservação da vida.
Confira a programação em 26 Unidades:  http://migre.me/theLn


***********************************

Dia Mundial da Água será comemorado no CDSA no próximo dia 22 de março SEMIÁRIDO


SUMÉ - PARAÍBA
Será realizado no próximo dia 22 de março, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, o evento “ONU: Água e Empregos: Investir em água é investir em empregos”, alusivo ao Dia Mundial da Água. O evento é uma parceria do Parlamento Nacional da Juventude pela Água, Empresa Júnior de Engenharia de Biossistemas e o CDSA/ UFCG.
A abertura do evento será com a leitura da Carta de convocação para união dos jovens, em prol da Água.
Ainda na programação do evento terá uma mesa redonda sobre a importância da água no mercado de trabalho, palestra sobre a qualidade da água e uma gincana com alunos da Escola Agrotécnica de Sumé. Programação: http://www.cdsa.ufcg.edu.br/site/?p=2305


***********************************

Prefeitura abre ações comemorativas ao Dia Mundial da Água Ji-Paraná-RO

Evento realizado ontem na Escola Família Agrícola (EFA-Ji-Paraná) marcou a abertura das comemorações ao dia mundial da água, cujo principal objetivo é conscientização da sociedade.  A abertura contou com a presença de representantes da Caerd, Agerji, Associação Rural de Rondônia e de diretores e alunos da Escola Família Agrícola.

Até o próximo dia 22 várias atividades estarão sendo realizadas entre palestras nas escolas públicas, Pit Stop nas ruas e debates voltados a conscientização sobre o tema.
As comemorações ao dia mundial  da água continuam durante a semana, na próxima segunda-feira (21), às 9 horas, no Instituto Federal de Rondônia, haverá um ciclo de palestras e debates com o tema contaminação de água sub-terreneas em áreas urbanas.

O tema será ministrado pelo Professor Doutor da Universidade Federal de Rondônia,  Arivelton Cosme da Silva. Além das explanações sobre a contaminação, também serão apresentados informações quanto a repercussão desses fatores para a saúde da população. http://migre.me/thfsa

***********************************
Participe da Ação Praia Limpa realizada pela VICEL!
No dia 19 de março, o Grupo VICEL realizará mais uma vez a ação Praia Limpa, em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado oficialmente em 22 de março. O evento é organizado pelo Grupo VICEL anualmente desde 2010 e será na Praia do Centro, em Rio das Ostras, a partir das 16h. O objetivo é recolher o lixo encontrado no percurso e orientar os frequentadores do local sobre a importância do uso sustentável da água, além, é claro, de advertir sobre os riscos da poluição marinha.
A ação será realizada a partir das 16h este ano, o que, de acordo com uma das responsáveis pelo setor de QSMS da empresa, Kelly Rodrigues, é uma decisão estratégica. “Dessa vez, resolvemos que a ação seria realizada durante a tarde, pois, de manhã, a quantidade de pessoas na praia é bem menor. E queremos ampliar a abordagem, com a participação e conscientização do máximo de pessoas possível. Convidamos os clientes, parceiros, amigos da VICEL e a comunidade a aderirem a essa causa nobre. Juntem-se a nós, tragam seus familiares e colaborem para que tenhamos oceanos com água limpa, como deve ser”, afirma.
Os funcionários da empresa participarão de forma voluntária e levarão seus familiares e amigos para reafirmar o lema do Grupo VICEL “Águas Tratadas, Consciência Limpa”. Juntos, vão estimular a participação dos moradores, turistas e banhistas na ação.http://migre.me/thfLd
***********************************
São Pedro da Aldeia - RJ

Prolagos promove ações de sustentabilidade para 


comemorar o Dia Mundial da Água


Nesta sexta (18), às 14h, tem espetáculo teatral 'Aventuras no Mundo Encanado', no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, para cerca de 300 crianças de cinco escolas municipais


Na Semana Mundial da Água promovida pela concessionária, que acontece entre os dias 18 e 23 de março nos municípios da área de concessão, serão realizadas diversas ações como palestras, contação de histórias, ações de sustentabilidade que fazem parte dos Programas de Educação Socioambiental da Prolagos Saber Faz Bem, além de apresentações do teatro "Aventuras no Mundo Encanado".
 
Nesta sexta-feira (18), às 14h, haverá apresentação do espetáculo teatral "Aventuras no Mundo Encanado", no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, para cerca de 300 crianças de cinco Escolas Municipais. O teatro de bonecos tem como personagem principal o Prolaguito, que transmite ao público de forma lúdica e divertida, conceitos de saneamento e sustentabilidade. A apresentação é a primeira da temporada de 2016 e também inclui distribuição água, cartilhas do Prolaguito e de mudas de plantas nativas da Região dos Lagos. As mudas serão entregues em recipientes reaproveitados, que são utilizados pela concessionária para realizar a coleta de água para análise.
Ainda no dia 22, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prolagos realiza o lançamento do livro "Aves da Laguna Araruama - Inventário Fotográfico da Avifauna da Laguna Araruama"

***********************************


Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Água será marcada com inauguração no Parque do Bariri - Pará de Minas - MG
A Prefeitura de Pará de Minas, através da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, se prepara a abertura da Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Água. 
Para isso no próximo dia, 19, a partir das 9h, será realizada inaugurada a revitalização do desassoreamento da Lagoa do Bariri. 
No dia serão soltos algumas espécies de peixes na lagoa, como ato simbólico pela conclusão do desassoreamento.   http://migre.me/thgM6


***********************************


Semana comemora o Dia Mundial da Água

Atividades como debates, palestras e abraço ao Rio Passo Fundo devem marcar Semana que debate a proteção e a conservação das nascentes

Organizada por diversas instituições e entidades da cidade, a Semana Municipal da Água debate a proteção e a conservação das nascentes com atividades que acontecem de 14 a 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água.

Chamar a atenção da população passo-fundense quanto aos cuidados que devemos ter com os recursos hídricos é o principal objetivo das atividades que compõem a Semana da Água na cidade, conforme o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi: “O consumo consciente e a preservação da água serão dois temas bastante discutidos nos debates, painéis e orientações que devem acontecer nos próximos dias”, comenta.


***********************************

Dia Mundial da Água: Programação pretende conscientizar o consumo sustentável da água - Boa Vista - RR

 Em alusão ao Dia Mundial da água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura de Boa Vista preparou uma programação especial. Além de divulgar a importância da data, a prefeitura pretende conscientizar a população sobre o uso sustentável desse bem precioso que em alguns lugares já está escasso. 
 
Palestras educativas em escolas e faculdades, blitz e ainda o lançamento do projeto Implementação e Implantação de Sistemas de Reutilização das Águas das Pias e dos Aparelhos de ar condicionados nas Escolas Municipais de Boa Vista, fazem parte da programação é será executada com parceria com diversas instituições. 
***********************************

5ª Corrida das Águas abre programação do Dia Mundial da Água na Capital do MS
Em sua 5ª edição, a Corrida das Águas já está no calendário de provas de atletas do interior de Mato Grosso do Sul e até de outros estados. Este ano, o evento que abre a Semana da Água, acontece no próximo domingo (20), e tem previsão de cerca de mil corredores participantes.
Acorrida de rua será disputada em quatro categorias: feminino e masculino em percursos de 5 e 10 KM, e para aqueles que não correm, mas querem participar da comemoração, uma outra alternativa é a caminhada de 5 KM.  http://migre.me/thh9i

***********************************

CLICAR PARA RETORNAR A SOSRIOSBR NO FB

Nenhum comentário:

Postar um comentário