segunda-feira, 16 de junho de 2014

CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROJETOS DA ONG MÃE NATUREZA

PRINCIPAIS PROJETOS E AÇÕES DA ONG MAE NATUREZA

Tendo como missão a busca por modelos sustentáveis de desenvolvimento, que promovam e fortaleçam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do planeta, apresentamos nossos principais projetos:
 
 
Educando Sobre as Águas – O Projeto:

“Educando Sobre as Águas” é um programa de educação ambiental itinerante direcionado a alunos e professores da rede pública e particular do ensino fundamental.  Utiliza como sala de aula uma “Unidade Móvel” (Ônibus) dotado com equipamentos didáticos lúdicos que permitem de forma diferenciada e dinâmica facilitar o entendimento e a conscientização das crianças, jovens e adultos em relação ao uso racional da água para uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Iniciado em 2004 sem prazo para finalização, a ONG pretende até 2017 contemplar os 645 municípios do Estado de São Paulo e abri-lo a outros estados da União. Atualmente, aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de alunos tiveram acesso ao projeto.
Em 2007conquistou o premio “Brasil Ambiental” outorgado pela “Câmara de Comercio Americana” como um dos melhores projetos de educação ambiental itinerante do país.

OBJETIVOS GERAIS do PROJETO:
  • Desenvolver a cidadania ambiental;
  • Estimular as práticas de uso racional da água;
  • Expor os aspectos e os problemas, locais e regionais, da qualidade e da disponibilidade das águas que temos para o consumo humano.
  • Destacar a importância da correta gestão e planejamento dos recursos hídricos.

INICIO:
Fase I – Período: UGRHI 13 - Bacia Hidrográfica Tietê – Jacaré – Período: 2004 a 2006
Foram contemplados 34 municípios, atendendo 300 escolas e 170.000 alunos.
Fase II – Período: 2007-2009 “Calha do Rio Tietê” – Da nascente a foz. Desenvolvido dentro de cinco importantes bacias hidrográficas, contemplou mais 25 municípios atendendo 215 escolas e 68.000 alunos.
Fase III – Calha do Rio Tietê (complementação) e Bacia Tietê - Jacaré – Período: 2010 a 2012 – Atenderá 28 cidades, totalizando 68 municípios com 1.710 escolas e 690.245 alunos.
Bacia Tietê – Jacaré (UGRHI – 13) (Suplementação) – Período (18 meses) 2010 a 2012 Novamente serão contemplados 34 municípios, 300 escolas e 170.000 alunos.
Fase IV – Objetivo: Atender os 645 municípios do Estado de São Paulo – Período: 2013 a 2017
OUTROS MUNICIPIOS CONTEMPLADOS:
São Carlos – SP (2004-2005-2006-2007-2008) – Empresas: USP – UFISCAR – CBH-TJ
Bauru – SP (2004-2005-2006-2007-2008 – 2009) – Empresas: CBH-TJ – DEE – Fórum Pró-Batalha – TV TEM
Araraquara – SP (2005-2006) – Empresas: UNIARA – DAAE – CBH-TJ
São Paulo – SP (2005-2006-2007) – Empresas: Fundação SOS Mata Atlântica – Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Núcleo União Pró Tietê
Pompéia – SP (2009) – Empresa: Jacto
Barretos – SP (2009) – Empresa: Festa do Peão de Boiadeiro (Independentes)
Barra Bonita – SP (2009) – Empresa: SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto
Bairro Campos Salles (B.Bonita) (2008-2009) – Empresa: Casa da Cultura e Cidadania (AES)
Ibitinga – SP (2009) – Empresa: Feira do Bordado
Jahu – SP (2005-2006-2007-2008-2009) – Empresas: FATEC – SANERJ – Sec. Meio
Ambiente.
Lençóis Pta. – SP (2006-2007-2008) – Empresas: SENAI – Secr. Meio Ambiente
Piracicaba – SP (2006-2007) – Empresas: APTA – SENA - ESALQ
Rio Claro – SP (2009) – Empresa: Fórum Corumbataí
Clube Náutico Água Nova (São Manoel)  (2009) – Empresa – Clube Náutico
Agudos – Arealva – Areiópolis – Bocaina – Boracéia – Botucatu – Dourado – Macatuba –
Pederneiras (2009) – Empresa: SABESP – OBS: Aberto ao publico – Publico alvo: 280.906
 
 
 
Nota-se na educação contemporânea, a falta de motivação e de envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem. Evidencia-se portanto a necessidade de metodologias de ensino e aprendizagem que motivem professores a ensinarem e alunos a aprenderem.

A exploração e a sistematização de conhecimentos compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual dos estudantes, em diferentes momentos da aprendizagem e a valorização das relações no âmbito da vida e do ambiente para melhor situar o estudante em seu mundo, é de grande importância. Assim, objetiva-se por este projeto “investigar” a maneira pela qual o professor vê a possibilidade de usar o tema transversal “meio ambiente” no ensino de ciências e mais especificamente na abordagem dos órgãos dos sentidos, sendo associado a aulas de campo em ambientes naturais, em especial a um Parque Ecológico da cidade de Barra Bonita.

Observação, entrevista e análise documental, com os professores, serão alguns dos métodos utilizados para coleta de dados e uma investigação preliminar. Os dados coletados serão avaliados pela técnica do grupo focal, já que essa possibilita identificar, analisar e entender a realidade que se passa no meio escolar entre professores da rede pública, utilizando indicadores internos e externos, construindo de forma participativa e valorizando a análise histórica, de experiências de outros momentos vividos entre eles ou por alguns deles no ambiente escolar.

Portanto esse projeto visa, gerar uma metodologia de ensino como ferramenta complementar, para que os professores sintam segurança, prazer e motivação na atividade de educação em ciências.
 
 
Devido as exigências impostas pelo mercado atual e ao aumento da preocupação em preservar o meio ambiente e os recursos naturais, cabe aos profissionais em agroindústria desenvolver e administrar ferramentas e estratégias que visem o desenvolvimento planejado e sustentável de seus meios de produção por meio da recuperação das áreas degradadas, de melhoramento das técnicas de produção e do manejo adequado do solo. Deste ponto de vista, a conservação e recuperação das matas ciliares dos cursos d’água de uma bacia hidrográfica são de extrema importância, já que tudo o que ocorre na área de drenagem desta bacia hidrográfica acaba influenciando a qualidade e quantidade de suas águas.
 
2004 - Curso "Navegando e descobrindo o Rio Tietê" - projeto realizado em parceria com a Capitania Fluvial Tietê-Paraná (Marinha do Brasil), Esse curso abordou, os aspectos quantitativos e qualitativos dos diversos usos da água.
Teve por objetivos:
Demostrar a importânciasocial e econômica da hidrovia Tietê-Paraná;
Expor os aspectos e os problemas, locais e regionais, da qualidade e da disponibilidade das águas no âmbito da bacia hidrográfica do Rio Tietê.
Destacar a importância da correta gestão e planejamento dos recursos hídricos.
 
 
2003 - Convênio firmado com a Capitania Fluvial Tietê-Paraná, Marinha do Brasil - Com objetivo, de promover ações conjuntas de preservação do meio ambiente.
 
2003 - Convênio com U S P/Campus São Carlos: Com objetivo, de interagir com as Universidades, trocar experiência, difundir e aprimorar o Projeto “Educando Sobre a Águas”, a ONG faz parceria com o Departamento de Fotônica da USP – São Carlos que, se propôs a dotar a Unidade Móvel que percorrerá os municípios das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, com equipamentos laboratoriais.
 
 
 
2002- Criação da Unidade Móvel de pesquisa, Monitoramento e Educação Ambiental: Ônibus de propriedade da organização, dotado de equipamentos básicos para analise e monitoramento, material para exposição itinerante, equipamento audiovisual, biblioteca, videoteca, equipamentos de fotônica, coletânea de espécimes da ictiofauna e fauna regional.

Montado para interagir nas bacias hidrográficas do Estado de São Paulo e, tem como prioridade, capacitar, levar conhecimento e informação sobre nossos recursos hídricos, uso racional da água, e lições de conservacionismo a toda rede de ensino estadual.
 
2002-Oficializa o “Dia do Rio Tietê: Após exaustiva campanha de sensibilização , a O N G escreve a “Carta do Rio Tietê”, entrega ao governador do estado que, decreta e oficializa o dia 22 de Setembro de cada ano, “O DIA DO RIO TIETÊ”. Data que corresponde a aquisição pelo governo, da área onde esta localizada sua nascente, no município de Salesópolis, posteriormente transformado no “Parque Estadual da Nascente”.
2001 – Expedição de interceptação: Foi montada uma verdadeira operação de guerra, com integrantes da O N G, que navegaram a bordo da embarcação Aventura II, numa viagem de 3 dias. Partindo de Barra Bonita indo até a cidade de Conchas, na tentativa de interceptar com uma rede, toneladas de lixo que descia pelo Rio Tietê, evitando que o mesmo atingisse o reservatório da Barragem de Barra Bonita e, conseqüentemente outros municípios. Ação que mais uma vez chamou a atenção da grande imprensa, gerando matéria no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão e, em outros meios de comunicação.
 
MEMORIAL DO RIO TIETÊ
2000 - Idealizado pela ONG MAE Natureza, o Memorial do Rio Tietê foi fundado no dia 08 de Junho de 2000. Encontra-se instalado na Avenida Pedro Ometto 425, piso superior do Barra Bonita Shopping. Espaço multicultural dotado com rico acervo bibliográfico e imagens contendo informações sobre meio ambiente, fauna, flora, recursos hídricos, bacias hidrográficas, esculturas, maquetes, equipamentos e pôsteres, em especial sobre o Rio Tietê. Também é utilizado como auditório para palestras e apresentações audiovisuais. Aberto ao publico de Domingo a Domingo das 10 a 20 horas, sendo visitado por um numero imensurável de turistas, universitários e alunos das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo e outros estados que buscam informações sobre esses temas.
 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
1999-2000 - Primeira versão do projeto Educando Sobre as águas: Parceria desenvolvida com a empresa Navegação Fluvial Médio Tietê de Barra Bonita. Esse projeto contemplou mais de trinta mil alunos que navegaram pelo Tietê, conhecendo sua história, tomando aulas sobre hidrologia, geografia, geologia, historia, recursos naturais e recursos hídricos, valorização e uso racional da água, formando agentes multiplicadores nas questões ambientais.
1994 - Viagem de pesquisa: A bordo da embarcação Mister B, promoveu uma viagem de pesquisa com professores e doutores da Unesp - Campus de Botucatu; biólogos, repórteres, numa viagem de 12 dias percorrendo aproximadamente 400 km indo até a foz do Rio Paraná.
1992 – expedição ecológica pelo Tiête: Navegou na capital paulista, com a embarcação Phontoon, Levando à bordo o governador do estado, secretário de meio ambiente, mostrando mais uma vez, a necessidade de prosseguimento ao projeto de despoluição do Rio Tietê e, que tal ação beneficiaria os demais municípios ligados diretamente a sua calha, em toda sua extensão.
1972 - O primeiro abaixo assinado: Promoveu o primeiro abaixo assinado no estado de São Paulo em defesa do Rio Tietê, o que chamou a atenção dos órgãos competentes e de toda imprensa nacional.


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